Por Gabriel Ota*
17/05/2024 – O aprendizado pode ocorrer individualmente, utilizando recursos como livros, vídeos e experimentações pessoais. No entanto, a interação com outras pessoas por meio de debates, discussões e reflexões em grupo pode enriquecer e acelerar significativamente a aprendizagem. O “aprendizado coletivo” ou “aprendizado colaborativo” possibilita a co-construção do conhecimento e cria um ambiente em que as experiências e ideias se complementam, aprofundando o aprendizado de todos os envolvidos.
O aprendizado colaborativo no esporte envolve a interação entre os praticantes, treinadores e outros membros da equipe com o objetivo de compartilhar conhecimentos, experiências e estratégias para aprimorar o desempenho individual e coletivo. Diversos estudos têm destacado as potencialidades dessa abordagem, incluindo:
Desenvolvimento de habilidades sociais: A prática esportiva em equipe proporciona oportunidades para os praticantes aprenderem a trabalhar em conjunto, comunicar-se efetivamente, resolver conflitos e tomar decisões em grupo (JOHNSON; JOHNSON, 2013).
Melhoria da coesão de equipe: O aprendizado colaborativo contribui para o fortalecimento dos laços entre os membros da equipe, promovendo um ambiente de confiança, apoio mútuo e coesão, fatores essenciais para o sucesso coletivo (CARRON et al., 2018).
Aprimoramento da aprendizagem individual: A interação com os colegas e o feedback recebido durante o aprendizado colaborativo estimulam a reflexão e o desenvolvimento pessoal dos praticantes, levando a uma melhora contínua do desempenho individual (DYSON et al., 2010).
Estímulo à criatividade e inovação: A troca de ideias e experiências no contexto colaborativo pode gerar insights e soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelos praticantes e pela equipe como um todo (TAVARES; NASCIMENTO, 2019).
Portanto, o aprendizado colaborativo no esporte oferece uma série de benefícios para os praticantes, incluindo o desenvolvimento de habilidades sociais, o fortalecimento da coesão de equipe, a melhoria da aprendizagem individual e o estímulo à criatividade e inovação.
Na MHC acreditamos que o aprendizado é coletivo. Incentivamos a interação e cultivamos um ambiente de cooperação para que os alunos compartilhem estratégias e trabalhem juntos para resolver desafios como acertar um alvo ou recepcionar um saque diferente. Essa abordagem colaborativa, além de promover habilidades sociais e o espírito de equipe, contribui para um aprendizado eficaz e enriquecedor.
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REFERÊNCIAS
CARRON, A. V., & BRAWLEY, L. R. (2018). Cohesion: Conceptual and measurement issues. Small Group Research, 49(2), 172-190.
DYSON, B., GRIFFEN, L. L., & HASTIE, P. A. (2010). Sport education, tactical games, and cooperative learning: Theoretical and pedagogical considerations. Routledge.
JOHNSON, D. W., JOHNSON, R. T. (2013). Cooperative learning and social interdependence theory. In International handbook of cooperative learning (pp. 29-44). Routledge.
TAVARES, F., NASCIMENTO, J. V. (2019). Inovação no esporte: Desafios e oportunidades. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 41(4), 444-450.